Quem somos

Quem Somos

C&VB é a instituição reconhecida mundialmente na promoção de destino de eventos, negócios e lazer. São mais de 2000 pelo mundo e mais de 110 no Brasil. Primeiro deles foi fundado em Detroit, em 1896, portanto apenas a 120 anos.

FINALIDADES PRIORITÁRIAS: Marketing do DestinoApoio à Captação de eventos itinerantes, Articulação de Políticas Públicas e Novos negócios turísticos.

Somos a Fundação Belo Horizonte Turismo e Eventos (Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau) da iniciativa privada, sem fins lucrativos, criada em 03 de dezembro de 1997, no mês do Centenário da capital mineira. Como Fundação, temos um Conselho Curador – integrado pelas 17 instituições e empresas fundadoras, entre elas a Associação Comercial de Minas, a CDL BH, o Senac MG, a ABAV MG, a ABIH MG, a Abrasel MG, a Belotur, hotéis e organizadoras de eventos – e uma Diretoria Executiva. Atualmente temos centenas de mantenedores (associados), entre eles destacamos a Prominas – responsável peloMinascentro e Expominas BH, a Associação Mineira de Supermercados, a Associação Médica de Minas Gerais, a Master Turismo, a Belvitur, a Panda Promoções e Eventos, o BH Shopping Center, o grupo Meet, vários hotéis com espaços para eventos, restaurantes e bares, universidades, empresas de organização de eventos e produtores culturais.

Responsável pelo trabalho integrado de toda a Cadeia Produtiva do Turismo, a saber: Centros de convenções e de exposições, Meios de hospedagem (hotéis, pousadas, flats, albergues, hostels), Meios de transporte (aéreos, rodoviários, ferroviários, taxis, locadoras, vans), Setores econômicos prioritários, Organizadores de eventos e produtores culturais, Operadoras e agências de viagens, Demais espaços para eventos, Atrativos naturais e culturais, Shoppings centers e comércio em geral, Alimentação fora do lar (bares e restaurantes), Fornecedores em geral. Portanto, representante de uma cadeia com ativos imobilizados de bilhões de reais.

Como acontece nossa operacionalização: relacionamento com o poder público (municipal, estadual e federal) e a iniciativa privada (empresas, entidades de classe e conselhos regionais), através de encontros, reuniões setoriais, contatos networking; trabalho integrado com toda a Cadeia Produtiva do Turismo; ação em prol do crescimento e fortalecimento dos maiores eventos de Calendário (Superminas, Minas Trend, Minascon, Feira Nacional de Artesanato, Exposibran, Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, Virada Cultural, Carnaval, etc.)buscando a maximização do fluxo turístico de qualidade nos mesmos; busca de eventos itinerantes nacionais e internacionais.

Foram cerca de 500 eventos itinerantes captados durante este período, que impactaram a economia com mais de R$ 2,8 bilhões, e trouxeram a BH mais de 2,4 milhões de visitantes.

Setores econômicos prioritários trabalhados no período 2016/2017: Automotivo, Ciências da Vida, Economia Criativa (Audiovisual, Cultura, Design, Gastronomia, Moda, Teatro), Educação e Conhecimento, Energia, Esportes, Mínero metalúrgico, Saúde e Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação.

Sustentabilidade da Fundação vem das mensalidades dos mantenedores, e principalmente da ROOM TAX, contribuição voluntária e não obrigatória recolhida pelos hotéis associados junto aos hóspedes. Periodicamente, fazemos convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, no sentido de trabalhos específicos de captação e promoção de eventos e do destino Grande BH, nosso território de atuação.